A imensidão da floresta amazônica esconde a mais rica biodiversidade de animais, inúmeras delas ainda não conhecida, crescendo seu número a cada dia, estima-se que apenas 30% das espécies do reino animal seja conhecida.
Os principais animais ainda não conhecidos são os invertebrados, aqueles que ocupam a copa das árvores. Estima-se que a quantidade de anfíbios seja de 600 espécies, sendo que penas 163 são conhecidas. As espécies de répteis é estimada em 550 sendo que 62% são endêmicos da região, as espécies de tartaruga de água doce são 14 e 2 terrestre, e os lagartos são 89 espécies, as serpentes são bem menos conhecidas.
As aves da região representam as mais raras e exuberantes, o sons da região são ecoados pelos cantos mais belos, o representante maior da Amazônia é o Uirapuru, que segundo a lenda, todos os outros pássaros se calam para admirar seu canto.
Os mamíferos existentes somam hoje a quantidade de 311 espécies, sendo 22 de marsupiais, 11 edentados, 124 morcegos, 57 primatas, 16 carnívoros, dois cetáceos, cinco ungulados, um sirênio, 72 roedores e um lagomorfo.
O maior desafio além de conhecer e catalogar novas espécies é preservar a já conhecidas, os animais em extinção infelizmente cresce a cada tempo, principalmente pela venda ilegal, o grande valor de mercado das espécies da região alimentam um tráfico de animais silvestres.
São inúmeros animais na lista de extinção, sendo os principais ameaçados: peixe-boi, onça pintada, arara azul, tucano de bico preto, tamanduá bandeira, galo da serra, dentre outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.