A Energia faz parte de nosso dia-dia, indispensável ao bem estar e ao conforto do ser humano. Um dos maiores desafios é dotar a região Amazônica e em especial o Amazonas, pela complexidade da região, com este serviço fundamental.
O Amazonas é o maior estado do Brasil em extensão territorial, com uma área de 1.570.745,680 km², é o estado com maior floresta preservada, é o estado com a maior bacia hidrográfica do planeta, é o estado com menor indice demográfico, isso representa a imensidão e a complexidade que é dotar o estado de serviço de qualidade, a região é abastecida por um sistema isolado de energia, compostos por termelétricas em seus municipios.
A geração a motores Diesel é a mais significativa matriz energetica da região. È uma contradição, e que vai na contra-mão da preservação do meio ambiente, milhares de toneladas de poluentes, provenientes da queima de combustivéis fosseis são lansadas na atmosfera todo ano.
O programa “Luz Para Todos”, esta tentando levar as comunidades mais isoladas da região a energia tão necessaria ao bem estar, sendo necessário arduo trabalho, metigadores, amenizadores pois o isolamento , a mata, os rios impõem barreiras difíceis de serem superadas, sendo quase impossivél dotar toda a população do Amazonas com energia. Podemos enumerar alguns desafios: a logistica de abastecimento de combustivél das usinas, os desafios naturais (cheias e vasantes dos rios) a manutenção dos equipamentos, etc.
Depois de longos anos de emições de carbono, podemos ter a esperança que haverá mudanças com a troca do combustivél das termelétricas que serão abastecidas por gás natural até o ano de 2010, são aquelas no percurso do gasoduto Coari-Manaus e a retirada da capital do Amazonas do sistema isolado, com o projeto que irá interligada ao sistema nacional por um linhão que atravessará a Amazônia de Tucurui a Manaus, até 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.