Praça da Ingreja (Foto: Augusto Neto)
O município de Anori tem sua história intimamente ligada ao município de Codajás, onde ficou ligado como território até 29/12/1956, e em 25/02/1982, o município perde parte do seu território para a formação do município de Anamã.
Atualmente seu território tem 6.311 Km², fazendo limites com os seguintes municípios: Anamã, Beruri, Codajás, Coari e Tapauá. Dista da capital do Amazonas em linha reta 195 km, e por via fluvial 220 km.
Recebe esse nome pela quantidade de quelônios que existiam no lago em frente à cidade, que se chamava Ayanory. Passando então a denominação de Anori, recebendo o lago também o mesmo nome. Com a entrada pelo rio Solimões, a sede do município sofre restrições durante o período de vazante dos rios, estando o acesso dificultado ou impossibilitado de chegar de barco até o local por o lago encontrar-se seco.
O município apresenta os mais diversos aspectos de relevo e vegetação da região Amazônica. Em Anori podemos encontrar mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó, com essa diversidade é grande a variedade de árvores na região, destacando-se as madeiras de lei, com grande valor econômico, tais como: cedro, macacaúba, itaubá, andiroba, etc. também se encontra grandes quantidades de arvores para extrativismo, como castanha da Amazônia, seringueiras, e as frutíferas, sendo base para economia local.
Lago de Anori (Foto:Augusto Neto)
Segundo o IBGE em 2009 o município possuía uma população de aproximadamente, 14.688 habitantes, com IDH de 0,634 PNDU/2000.
Os principais eventos do município são:
• Festa da Laranja (30/05 à 01/06)
• Festas Juninas (23 à 29/06)
Quem deseja visitar Anori o único meio de acesso é via fluvial, diariamente a barcos partem da capital rumo ao município. Os barcos regionais de recreio têm viajem com duração em média de 18 horas e os barcos expressos, em média de 6 horas. Possui uma população bastante acolhedora, o visitante pode ficar hospedado num de seus vários Hotéis (herdados do período da construção do gasoduto Coari Manaus), o comercio é pouco desenvolvido restringido ao de subsistência, a culinária típica da região é o peixe, pecando no aspecto qualidade e quantidade de locais adequado para uma boa refeição.
Vias Públicas de Anori (foto: Augusto Neto)
Outro meio de chegar ao município é através de frete de avião, o município possui uma pista de pouso, mais ainda não é homologada pela Anac.
Referências Bibliograficas.
IBGE, Monografia Municipal – Notas Historicas.
biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/amazonas/anori.pdf
pt.wikipedia.org/wiki/Anori
www.bv.am.gov.br/portal/.../municipios/anama.php
www.mfrural.com.br/cidade/anori-am.aspx
www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/indicadores/perf_mun/Condensadov3/Conteudo/subregiao7/6-anori.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.