O Amazonas encontra-se na planície Amazônica, entende-se então seu relevo e formado por terras baixa, o que é verdade em termos. A imensidão do estado revela que se trata de um relevo em forma de calha, onde a Oeste as bordas de terras mais elevadas de formação influenciada pelas Cordilheiras dos Andes e ao Norte e a Sul escudos cristalinos, sendo a formação mais alta do Brasil localizada na região de fronteira com a Venezuela, ao norte do estado, o Pico da Neblina com 3014 m. Mais cerca de 85% do estado não ultrapassa 100m de altitude. Portanto o Amazonas esta situado sobre uma ampla depressão, com cerca de 600km de extensão no sentido sudeste-nordeste, olhando a leste uma estreita planície litorânea de aproximadamente 40 km de largura em média.
O Amazonas apresenta os seguintes relevos:
Os Escudos Cristalina ao sul e ao norte da bacia sedimentar, com altitudes acima de 200m, marcada pela zona de cachoeira dos afluentes do rio Amazonas.
O planalto Amazônico, com topografia bastante acidentada, sua altitude não ultrapassa os 200 m, formado por sedimentos terciários argilo-arenoso, intensamente compartimentada pela rede de drenagem dos igarapés.
Planície da Várzea, área que fica um pouco acima do nível dos rios, compreendida pelas calhas dos rios nas quais é inundada periodicamente, de formação muito jovem, seu solo é constituídos na sua superfície pela deposição do material sedimentado depositado pelas cheias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.