quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Rio Amazonas - O maior rio do mundo.


   O rio Amazonas, maior rio do mundo, é hoje uma das maiores riquezas do nosso país, percorre uma extenção de 6.937,08  km, sendo a bacia Amazônica a mais vasta do planeta, ocupando uma área 5.846.100Km2, estima-se que o Amazonas sozinho lance nos oceanos 11% de toda a água doce continental, sua origem é na Cordilheira dos Andes onde fica sua nascente.
    Não se extendendo muito em número que demostraria ainda mais sua imensidão, o rios que fazem parte da bacia representam bem mais para os caboclos de sua região. A maior parte de transporte realizado na região é através desses rios e é deles que é tirado o mais tradicional alimento, o peixe.


    Seus afluentes são: Rio Napo, Rio Javari, Rio Jandiatuba, Rio Içá, Rio Jutaí, Rio Juruá, Rio Japurá, Rio Tefé, Rio Coari, Rio Piorini, Rio Purus, Rio Negro, Rio Madeira, Rio Manacapuru, Rio Uatumã, Rio Nhamundá, Rio Trombetas, Rio Tapajós, Rio Curuá, Rio Maicuru, Rio Uruará, Rio Paru, Rio Xingu e Rio Jari.
       Os barcos regionais são os principais meios de transporte da região, apresentando-se quase sempre em estado precário, viajando sempre lotados de cargas (mantimentos para as cidades), e com excesso de passageiro, isso representa a dura realidade que o caboclo da região enfrenta no seu dia dia, durante o seu deslocamento na região.
   Para ir de uma localidade a outra, isso pode representar alguns dias de viagens pelos rios da Amazônia. No entanto está havendo uma melhora com barcos mais velozes, o que representa uma melhora mais ainda um desáfio, pois, as extenções percorridas são enormes, e são contadas as cidades que são dotadas desse transporte.
Assim a complexidade da região é do tamanho de sua dimenção.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Desmatamento na Amazônia.

   Ignorado o seu valor durante as décadas de 70 e 80 onde o principal causador do desmatamento era o governo, por meio de seus incentivos, a Amazônia não deixa de sofrer pressão atualmente, o maior impulsionador do desmatamento hoje é a pecuária, certo de que a devastação para formação de pastos é irracional pelo não conhecimento do potencial do patrimônio genético e ambiental e de que a floresta em pé tem maior valor que devastada, o uso de forma racional através manejo florestal é uma das melhores políticas para promover o desenvolvimento sustentável da região.

   A redução do desmatamento está vinculada ao conhecimento das causas, sendo os latifundiários pecuaristas os grandes vilões, há, no entanto um grande vazio demográfico na Amazônia onde a ausência do poder publico agrava o trafico de drogas, cujo dinheiro funcionam como financiadores do desmatamento. O desenvolvimento da região vinculada a agricultura, como plantação de soja, e as conseqüentes investimentos em infra-estrutura desata uma cadeia traiçoeira que podem ajudar a destruir a floresta, a construção de estradas levam a ocupações irregulares e principalmente a especulação latifundiária, a extração ilegal da madeira é atualmente um fator de preocupação, a instalação de madeireiras na região e grande causa do desaparecimento de árvores de lei como mogno, jacarandá, a “industria madeireira” em sua maioria é irregular ou inexistente, são grandes causadores do corte indiscriminado da madeira sendo necessário que tomamos conhecimento e que possamos atuar, nem que seja levando informação por meio da internet.

   Agora começamos a percebendo o valor de nossa floresta, mesmo que tarde, é hora de realizar ações concretas que minimizem as agressões e que possamos conviver harmonicamente com o legado que Deus nos deu, o maior patrimônio natural da humanidade.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vamos conhecer Manaus!!!

   Manaus, capital do Amazonas, encontras-se encravada no meio da Amazônica, rodeada de selva por todos os lados, é uma ilha no meio da floresta, acessada apenas por via fluvial e aerea, isolada por via terrestre "enquanto não é revitalizada a BR-319", alvo de muitas controvércias. É hoje uma bom destino para visitar... o país precisa conhecer... sua cultura é muito diversificada, o calor humano e natural é imenso, a maior biodiversidade, os rios, as florestas, inigualavél...
Qual sua visão sobre Manaus? Você gostaria de conhece-la?

Foto: Augusto Leda.

É a cidade mais populosa da Amazônia, com uma população de 1.738.641 hab. est. IBGE/2009, correspondendo a 49,9 % da população do Amazonas sendo a oitava cidade mais populosa e a sexta cidade mais rica do Brasil, com um PIB de 1,4 da economia do país.

Alguns links interessantes.